8 de out. de 2012

Frango com Catupiry e Batata Palha

Essa é uma daquelas receitas de cujo sabor lembro desde os meus tempos de garoto. Não sei como chegou em casa. Morávamos naquele prédinho em frente ao Peg-Pag da rua Gabriel Monteiro da Silva. Um belo dia minha mãe apareceu com ela que se encostou na gente e nunca mais largou.

Ao longo dos anos vi a receita tomar formas diferentes e absorver outros nomes nas mãos dos outros. Tem gente que chama de fricassé. Inclusive nós aqui de casa. hahahah. Facilita, não entendo como, com as rainhas do lar. Deve ser pelo número de vocábulos... hehe

Desde então, a dupla "Frango com Catupiry" virou uma parceria tão forte quanto Batman e Robin, Milionário e Zé Rico... Sendo somente superada pela invencível "Romeu e Julieta". O frango com catupiry invadiu, com contundência, vários setores do cancioneiro culinário brasileiro... Para o bem e para o mal...

A idéia é muito simples e não pode dar errado.

Faça um refogado de seu gosto com frango desfiado. Eu prefiro as sobrecoxas em nacos maiores e, ao fundo, com um pouco de caudinho avermelhado, não ralo, nem muito espesso. A densidade depende de sua preferência e acho válida a experimentação. Inclusive no que diz respeito a engrossar com maizena e/ou requeijão, etc... Ou, até mesmo, acrescentar milho, ervilhas, bacon frito e outros ingredientes. 

Você escolhe. Faça o que sua turma gosta mais.

Despeje num refratário.

Cubra com uma camada mais que decente de Catupiry genuíno.

Por cima, sem apertar, uma camada mais que decente de batata palha quase mal passada.

Gosto quando as 3 camadas têm mais ou menos 1,5 cm de altura

Leve ao forno e deixe a batata dourar. O ideal é que o caldo borbulhe emergindo do Catupiry depois de dar uma "gratinada". Cuidado!

Obs: Eu não gosto das batatas industriais, mas se for inevitável, prefira a mais fininha. Cuidado para não queimar pois elas estarão num ponto de fritura mais adiantado que as da receita, exigindo, nesse caso, uma atenção maior.




Se conhecer alguma versão alternativa de que goste, deixe aqui seu comentário.

2 comentários: