5 de set. de 2012

Ambigüidades Cinematográficas (com trema, mesmo! apoio à desobediência ao novo código ortográfico)

Interessante perceber que a saga Star Wars levou 5 filmes para entrar em saia justa quanto à lingua portuguesa mais chula, digamos assim.

Dois personagens do filme "Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones" de uma vez só trouxeram um problema de cacofonia para os tradutores e legendadores.

Um deles, um guerreiro Jedi já falecido, leva (por trás?) o nome de

Siffo Dias ou Sifo Dias (ainda não descobri a grafia correta)

o outro,

personagem interpretado pelo fantástico Sir Christopher Lee, leva (por tras de novo?) o nome de

Conde Dooku.

Putz! Será que com a globalização o pessoal não estaria precisando de revisores para outras línguas que não a inglesa? Eu me candidataria fácil a um empreguinho desses na Lucas Film! Hahaha.

O mais engraçado é que em ambos os casos a conotação é, no mínimo, relacionada.

Ah, os tradutores resolveram o problema com as brilhantes alternativas: Sifo Vias e Conde Dookan. Irritante!

2 comentários:

  1. Mui dileto Caito:
    Adorei seu blog. Brilhante análise, como era de se esperar, vindo de você. Já tive oportunidade de ver verdadeiros assassinatos em termos de traduções do inglês para o português, em filmes, como os casos clássicos do tipo o personagem indo para o Peru, quando o correto seria ele ter ido para a Turquia... ahahah...
    Depois de 18 anos morando nos USA, fico até com medo de perguntar se caiu o trema da lingüiça...
    Bacci a tutti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu, amigo. /// Pois é, rapaz. É uma horda de assassinos mesmo! /// Quanto ao trema na lingüiça, hoje em dia, do jeito que as coisas andam aqui no Brasil com os exemplos federais, você tem que tomar muito cuidado para não apanhar ao usar essa expressão... Hahahaha. Bem, eu resolvi desconsiderar o novo código ortográfico. Acho uma idiotice completa padronizar artificialmente, por decreto e por motivos comerciais, a língua de países de culturas tão diferentes.

      Excluir