18 de dez. de 2012

Como Era Verde Meu Vale


Assisti a esse clássico de John Ford quanto estava na faculdade de arquitetura. Além da estória tocante, me chamou muito à atenção o visual denso encampado por fotografia magistral em preto e branco.

Como Era Verde Meu Vale (1941)

How Green Was My Valley (título original)

Oscar de melhor filme
Na virada para o século 20, em uma aldeia de mineiros no Pais de Gales, a dura vida dos Morgan ao criar os filhos para a mineração de carvão na esperança de que o mais jovem consiga uma vida melhor. Muita atmosfera nessa visão sensível de uma época ainda sem sindicatos.


Diretor: John Ford
Roteiro: Philip Dunne (jogo da tela), Richard Llewellyn (baseado no romance por)
Elenco: Walter Pidgeon, Maureen O'Hara, Anna Lee e Roddy McDowall


Oscar 1942

Venceu:

filme,
diretor,
fotografia em branco e preto,
direção de arte em branco e preto
e
ator coadjuvante (Donald Crisp).



Indicado:

montagem,
som,
atriz coadjuvante (Sara Allgood),
roteiro
e
trilha sonora de filme dramático.

Há uma tendência em desdenhar "Como Era Verde Meu Vale" por ter levado a estatueta no lugar de "Cidadão Kane", de 1941, que virou "cult" como o melhor o filme de todos os tempos.

Dessa forma "Como Era Verde Meu Vale" perdeu um pouco de seu brilho para o grande público "conhecedor" de cinema. No entanto, por seus próprios méritos, é um excelente filme e pode ser visto repetidas vezes sempre com renovado interesse e alguma inédita sutileza a descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário