30 de out. de 2012

Orson Welles


Devido a um problema no ombro direito, meus posts dessa semana ficarão prejudicados.

Orson Welles


Diretor, roteirista, produtor e ator.

Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.

Órfão aos quinze anos, começou a estudar pintura em 1931.

Não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar. Tomou paixão pelos palcos e  criou sua própria companhia de teatro em 1937.

Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada "A Guerra dos Mundos", adaptação da obra homônima de Herbert George Wells. Ficou famoso por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma real invasão de extraterrestres.

Foi casado com a atriz Rita Hayworth e tiveram a filha Rebecca. O casal divorciou-se em 1948.

Citizen Kane

Sua estreia no cinema ocorreu em 1941 com Citizen Kane, no Brasil, "Cidadão Kane", considerado pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos e o mais importante dirigido por Welles.

Inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções da época como:


  • Ângulos de câmera.
  • Exploração do campo (campo e contra-campo).
  • Narrativa (narrativa não linear).
  • Edição/Montagem (muito sofisticada para e época de sua realização, devido a não linearidade da narrativa).


Welles retratou em "Citizen Kane" a vida e a decadência de um magnata da comunicação norte-americana, baseado na história do milionário William Randolph Hearst.

Esse filme foi um marco na carreira do diretor.




Ele teve nove indicações para o Oscar, mas venceu apenas um, o de melhor roteiro original. Sua coragem de realizar esta obra prima acabou resultando no fechamento de muitas portas no futuro, beirando ao ostracismo no fim da vida.

Touch of Evil

Logo após "Citizen Kane", Welles passou uma temporada no Brasil, onde pretendia o carnaval carioca, O produtores o despediram e fizeram outra versão, modificando todas as ideias e refazendo tudo ao modo deles.  Esse tipo de problema iria ser uma constante na carreira de Welles, que logo após o fracasso de público de A Dama de Xangai (1948) raramente conseguiria realizar um filme à sua maneira, dirigindo quase sempre em condições precárias.


Tentando continuar sua carreira, ele passou as décadas seguintes aceitando papéis de ator, no qual sua presença e voz marcantes, mesmo quando as participações eram pequenas, nunca passavam sem chamar atenção.

Ao voltar a Hollywood depois de uma temporada na Europa, dirigiu e atuou em A Marca da Maldade, famoso por ter incluído um plano-sequência de três minutos com um desfecho impactante.

Orson Welles morreu de ataque cardíaco em sua casa em Hollywood, Califórnia em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos, e, segundo a lenda, teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão antes de morrer: "Esse é o melhor trem elétrico que um menino já pode ter".

Diretor (meus destaques em negrito)

1941 Cidadão Kane
1942 Soberba
1946 O Estranho
1947 A Dama de Xangai
1948 Macbeth-Reinado De Sangue
1952 Othelo
1955 Este É Orson Welles
1958 A Marca da Maldade
1962 O Processo
1965 Falstaff - O Toque Da Meia-Noite
1966 O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, o primeiro a que assisti
1968 A Historia Imortal
1974 Verdades e Mentiras
1992 Don Quixote

Mais informações em

http://www.imdb.com/name/nm0000080/


Nenhum comentário:

Postar um comentário