Detesto maionese industrial!
Prefiro uma boa maionese caseira. As maioneses caseiras de uma forma geral seguem uma receita genérica com variações quanto a seu tempero e consistência:
base:
Ovos
Sal
Óleo
os opcionais:
limão (opcional obrigatório. recomendo, ao menos, um leve espremida, lol)
mostarda (sempre uso)
alho
pimenta
cheiro-verde
Estão entre tantos ingredientes que podem ser colocados a gosto na hora de bater no liqüidificador, processador manual ou até mesmo com um garfo ou "fouet" (batedor manual para claras), como minha avó fazia.
Falando em Dona Mina, lembro que ela tinha uma receita de maionese um pouquinho diferente
1 gema cozida,
1 gema crua,
gotas de limão,
sal e azeite.
Esmagava a gema cozida com um garfo e adicionava a gema crua até formar uma pasta homogênea. Acrescentava o sal, um fio de óleo e o limão. Paulatinamente aumentando o óleo, continuava misturando e batendo com o garfo até formar o creme pastoso de consistência firme que usava nas receitas de coquetel de camarão e maionese de peixe no Natal.
Cerca de 20 anos atrás as duas melhores marcas de maionese, Hellmann's e Gourmet, que cumpriam sua função com alguma competência foram sendo modificadas. A Hellmann's fabricada por uma multi nacional, era a mesma em qualquer país que você a encontrasse.
Lembro-me, como se fosse hoje, de uma conversa que tive com um químico de alimentos na qual ele me falou de um projeto da(s) indústria(s) alimentícia(s) que visava dois objetivos:
1 - Ressaltar o conceito "light" em margarinas e maioneses,
2 - Aumentar o lucro nesses produtos.
A idéia era, através de aditivos, conseguir criar um processo de emulsificação com um teor bem maior de água nas fórmulas desses produtos. Em suma:
BARATEAR com ÁGUA para VENDER MAIS com MAIS LUCRO.
VENDER ÁGUA A PREÇO DE MAIONESE.
Desde então, a maionese Gourmet foi retirada do mercado e o produto Hellmann's foi se modificando. Com o tempo passei a sentir uma acidez no estômago toda vez que ingeria qualquer maionese industrial brasileira. Fato que não ocorria quando viajava para o exterior. A versão estrangeira se mantinha original naqueles lugares.
Recentemente os fabricantes da Helmann's e da Liza lançaram produtos "novos" com cara de especiais. Maioneses de linha superior para os mais exigentes e pasme:
A Hellmann's Especial é idêntica á fórmula regular antiga
e
a Liza Caseira é igualzinha à Gourmet.
Ou seja, os dois fabricantes pioraram a qualidade dos produtos para aumentar seus lucros e o consumidor brasileiro, se percebeu, como sempre, se sentiu obrigado a enfiá-los goela abaixo.
Foi durante esse processo que comecei cada vez mais a fazer minha própria maionese já que o produto que dava para o gasto não existia mais.
Pelo menos no caso da Hellmann`s sou testemunha de que nos EUA, lugar onde o consumidor faz até passeata para reclamar dos produtos, essa deterioração não ocorreu nesses anos todos.
Eu também só gosto de maionese caseira... mas não confio comer fora da minha casa...
ResponderExcluir