30 de set. de 2012

Panela Mágica ou Bolo de Panela Mágico?

Quando moramos, minha mãe e eu, em Los Angeles, entre 1973 e 1974, descobrimos uma creperia de uma cadeia chamada “The Magic Pan”.

http://en.wikipedia.org/wiki/Magic_Pan

Morávamos em um pequeno prédio nos limites entre Beverly Hills e Hollywood e o restaurante não era longe. Ficava na Rodeo Drive, algumas quadras dali.

Era um estabelecimento com serviço completo criado por uns húngaros de São Francisco e que depois foi expandido à cadeia que venderam para a Quaker no final daquela década.

Foi o primeiro que vi com janela para a gente assistir ao cozinheiro. Faziam os crepes numa engenhoca enorme que ficava girando umas frigideiras colocadas de ponta cabeça sobre um carrocel. Dali os crepes seguiam para a montagem.

Minha escolha favorita era uma panqueca de queijo derretido empanada.

Alpine Cheese Sizzlers
(ou Cheese Palacintas em algumas regiões)

Recheada com um “blend” de queijos que, descobri de recente, era à base de cheddar,  vinha acompanhada de um pote de molho, na época, secreto, à base de mostarda doce. Quando perguntamos sobre o ungüento, um garçom nos contou que certa vez um freguês lhe oferecera US $ 100 para contar a receita que, se soubesse, teria dado.

Pena que a cadeia, sem explicação, faliu. É um mistério porque existe até hoje uma enorme comunidade de saudosos fãs. Fechou todas as suas 110 lojas nos EUA no mesmo dia em meados dos anos 80 deixando muita gente triste e com água na boca toda vez que lembra de sua comida. Eu sou um deles.

Felizmente há na internet uma penca de receitas, algumas apócrifas, outras ditas originais de antigos funcionários. Existe inclusive um site formado por esses ex-empregados e fãs saudosos chamado “The Magic Pan Project”.

O quitute é basicamente um fino crepe receheado de queijo, fechado nas pontas e finamente empanado para ficar bem leve e crocante. O enchimento é um queijo amarelo derretido que escorre como lava quente quanto se corta a panqueca.

No potinho, um composto de

Maionese,
Mostarda, 
Açúcar ou Mel,
gotas de Limão 

para regar ou mergulhar as garfadas.

Há versões com outros ingredientes, mas essa, pela minha lembrança, deve ser a mais próxima porque o molho parece muito com “Honey Mustard” só que mais esbranquiçado e um pouquinho mais espesso.

Fiz uns testes e ficou muito bom. É ótimo com TOASTEX de queijo. Preciso aprimorar, no entanto

Alguém se habilita a fazer experiências? Se gostar do resultado, entre em contato que eu publico um post com a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário