2 de fev. de 2013

Cumbica - Uma Cumbuca de Pandora

Cumbica - Uma Cumbuca de Pandora

O "Aeroporto de Cumbica" - Guarulhos cujo código internacional é GRU, é daqueles estabelecimentos públicos, como centenas de outros, de dar raiva em qualquer monge. Você desse no local e já fica babando. Isso se não for de carro porque se for o caso, então o ódio começa bem antes. Ao volante, prestando atenção, você já começa a se irritar lá atrás, na estrada de acesso.



Quando se passa pelo faraônico templo evangélico construído estrategicamente para congestionar as vias que levam à pista de pouso é impossível esquecer de como o brasileiro é prosaico e ignorante.

Desde que o aeroporto foi inaugurado jamais vi sair dali algo que prestasse. Qualquer noticia de que me lembro, sempre esteve ligada a alguma barbaridade idiota dessas que a gente sempre vê o governo perolizar. Funciona aos trancos e barrancos, num mínimo intolerável para inglês não ver.

E não é que agora novas noticias vieram nos trazer algum facho de esperança no final do túnel? (ou seria do terminal?)

Parece que o governo Brasileiro quer privatizar três aeroportos: Guarulhos/SP , Viracopos/SP e Brasília.

O motivo é de causar espanto anunciado: não há dinheiro para fazer as obras necessárias.

Como assim "não tem verba"?

E a bufunfa lascada que sai pelos diversos ralos que eles mesmos criam?

E os auto aumentos nos próprios salários do Congresso? (a redundância é poeticamente proporsital)...

e os 14o. e 15o. salários?

e  todas as reformas e re-reformas nos apartamentos """funcional""" com hidro-massagem...?

e as tantas mordomias e verbas conchavistas?

Cadê a austeridade daquele discurso que o Sarney fez lá atrás na década de 80 prometendo cortes nos gastos públicos?

Para quê inventar Copa do Mundo aqui se não temos capacidade de criar infra estrutura nem para as escolas?

Na verdade, acho que quanto mais privatizado e privado for o Brasil, melhor. Quanto menos coisa a cargo do Governo, melhor. Mas me espanta esse papo agora, dois anos antes dessa maldita Copa. Porque não começaram a ver isso 7 anos atrás?


Respondo: Porque isso seria declarar a própria incompetência (para dizer o mínimo) muito cedo. Poderia significar perda de votos e/ou percentuais de aprovação perante a população (Particularmente, duvido. A população não está nem ai com nada).

Falando só de Guarulhos o custo será de R$ 900 milhões´(lembram do valor das reformas dos apartamentos em Brasília?), sem falar na construção da terceira pista que esta planejada faz 40 anos,  nunca foi feita por ninguém e deixaram a área ser invadida por moradores. Essa não é culpa só desse Governo.



Se tivesse sido realizado o projeto inicial, com três pistas, o caos seria muito menor. Sim, porque, sem caos não seria. Com o governo administrando, a garantia de baderna é infalível.

Você chega no aeroporto e já sente aquele mal estar de que alguma coisa podre vai feder. A pior parte de qualquer viagem são as duas passagens pelo aeroporto no Brasil. Quando a coisa vai bem é porque deu pouca cagada. O calor normalmente é, no mínimo, desagradável. As filas são de chorar.  O pessoal, embora muitas vezes atencioso, é sempre mal treinado ou esta desnorteado pelas mudanças de última hora. Os terminais desconfortáveis. Se não acontecer nenhum atraso, pode ter certeza que alguma irritação menor você vai passar. É uma merda.  


No, então, governo de Paulo Maluf (1979-1982), optou-se  pela construção do aeroporto em Cumbica, Guarulhos, depois de uma alardeada e longa polêmica que envolvia outros lugares e suspeitas de interesses escusos por parte de integrante(s) do Governo.

Para isso ocorreu "acordo" com o Ministério da Aeronáutica, junto ao governos federal e o  Estado. Para que o projeto saísse do papel, o plano foi  "enxugado", diminuindo uma das pistas e aproveitando a Base da Aeronáutica que havia lá a fim de diminuir o valor das desapropriações. Queria saber qual a relação entre o que se deixou de fazer e aquilo que se economizou. Aposto que a conta não bate a nosso favor.

Os governos seguintes não continuaram as obras que faltavam para finalizar o aeroporto que até aquela altura já havia beneficiado os petralhas da época.

O resultado ai está. Um aeroporto hiper congestionado devido a uma infra estrutura ridícula aliada a uma incopentência atroz dos orgãos que o administram.

O espaço para a terceira pista foi invadido por favelas. Dá para acreditar? Só estrangeiro não acredita porque para brasileiro isso até já virou corriqueiro. Faz séculos que a inoperância do governo empurra as classes mais desfavorecidas para qualquer lugar que esteja vazio.

Se for em final de governo, então, o dirigente até gosta porque a bomba vai estourar na mão de outro e ele já contabiliza o fato para o seu lado.

Guarulhos é inviável, a terceira pista está invadida e o governo não tem dinheiro para o mínimo necessário.

COMO ASSIM?!?

Dá um dia a mais de folga pros sacripantas e corta os salários deles pela metade. Afinal, por que eles não  podem fazer um pouquinho de sacrifício também?

Com esse tipo de governo que nós temos é melhor não ter ninguém trabalhando. Dá menos prejuízo.

Eles não vão fazer nenhuma falta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário