4 de nov. de 2012

Bauru: Qual É O Original?


Enquanto eu crescia em São Paulo (SP), nos anos 60 e 70, um Bauru era um misto quente com tomate e nada mais.

Nas minhas andanças pelo estado, acompanhando meu avô e meu pai, ou em feriados no litoral e interior, todo mundo sabia disso. De Ubatuba até Presidente Prudente, de Iguape a Barretos, um Bauru era sempre a mesma coisa: um simples sanduíche quente de pão, presunto, queijo e tomate.

Em alguns lugares faziam com filé (miau?) e também chamavam de Bauru (caceta!), ou Bauru de Filé (bem melhor).

Até que conheci o "Ponto Chic"...

Abriu na Av. Ibirapuaera, não me lembro bem quando, mas acho que no começo da década de 80, um restaurante do Ponto Chic, famosa casa cuja antiga filial era no Largo do Paiçandú.

Foi ali que descobri a seguinte história:

"Puxando pela memória o ativo "BAURU" recorda o dia em que nasceu o sanduíche que levaria seu apelido, espalhando a fama de sua terra natal para os quatro cantos do mundo (NE:Que exagero! Só falta dizer: Do mundo, não! Da Bahia!). Não é difícil para esse homem de boas lembranças contar detalhes sobre o nascimento do sanduíche "bauru".

Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei: Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso, (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic - que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de rosbife junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: Falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro BAURU.
Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o "Quico" - Antônio Boccini Jr., que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Aí ele gritou para o garçom, que era um russo chamado Alex: Me vê um desses do "Bauru".
(fonte: site do ponto chic, http://www.pontochic.com.br)

Os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: Me vê um do "Bauru" e assim ficou o nome BAURU para o sanduíche inventado por Casemiro Pinto Neto - Sua Exa. o "BAURU"."


Foi dali, do Ponto Chic do Largo do Paiçandu, desde 1934, que o sanduíche logo se tornou popular e foi batizado com a alcunha de seu criador.

Há uma receita oficializada por lei municipal de 1998 (de onde eles tiraram a idéia de que o Bauru é deles? Para variar tudo tem que se estabelecer através de decreto nesse país) que une um toque a mais à simplicidade original. Eu o chamaria de:

Bauru de Bauru



pão francês,
rosbife,
fatias de tomate,
picles,
queijo muçarela derretido,
orégano
e
sal

Até entendo as razões turísticas e comerciais para isso, mas, muito embora a cidade tenha muita importância na história do Bauru e essa seja a receita mais próxima da original, considero que o local de sua criação seja a cidade de São Paulo.

Para mim a receita correta, uma variação mais sofisticada da invenção de Casemiro, apesar de tudo, é a do Ponto Chic:

Bauru Ponto Chic


pão francês,
roastbeef de lagarto,
"blend" dos queijos suíço, gouda e prato derretidos na água, (veja o vídeo no final)
tomate,
pepino,
manteiga (opcional),
sal.


Ela representa uma evolução que durou muitas décadas, ao longo das quais, no Ponto Chic, a receita foi aprimorada, o sanduíche se tornou famoso e se espalhou, com modificações, para as regiões adjacentes do estado.

Existem algumas variações do sanduíche:

  • Bauru italiano: pão francês com rosbife, queijo muçarela derretido, presunto de Parma, tomate seco e orégano. (Por que não pão italiano?)
  • Bauru americano: pão francês com rosbife, queijo muçarela derretido, alface americana, tomate e picles.
  • Bauru português: pão francês com presunto, queijo e tomate. (o da minha infância)

  • Bauru gaúcho: pão francês com rosbife de picanha, queijo emental derretido,almeirão e tomate. (interessante, mas trocaria o almeirão pelo picles)

  • Bauru Goiano (tradicional) : Pão de forma com presunto, queijo (Misto Quente não serviu para eles)
  • Bauru Goiano (especial) : Pão de forma com presunto, queijo, ovo frito e tomate. um (Americano sem alface?)
  • Bauru de Garça: pão francês, filé (miau?), tomate aquecido na chapa, queijo derretido. Para muitos, simplesmente, Bauru de Filé.
Não concordo com alguns dos nomes. Se for seguir a idéia original de Casemiro Pinto Neto, acho que a presença do pão tipo francês ou mini baguete, que pode até ser de massa diferente, mais uma carne, queijo e o tomate são obrigatórios para receber no nome a palavra Bauru. 

A adição de outros ingredientes faria a variação e pediria um alcunha para diferenciar do original.


A Cidade "de Bauru" viria a contribuir com a história "do Bauru" muitos anos depois quando do fechamento (temporário) do Ponto Chic (não consegui confirmar esse fato além do site oficial do Bauru logo abaixo) em 1974.

José Francisco (Zé do Skinão), que conhecera Casimiro Pinto Neto desde 1957, transformou sua lanchonete no principal ponto bauruense de divulgação do produto. Lá distribuiu de graça centenas de "baurus" para tornat conhecido o sanduíche.

Há, hoje, disponível num site oficial, um programa de certificação para o Bauru. A receita é a que mais se assemelha à invenção de Casemiro, mas considero a discussão quanto a sua originalidade, no mínimo, polêmica.

http://www.sanduiche.baurusp.com.br/

De qualquer forma, questões técnicas à parte, use e abuse das idéias aqui expostas. Acrescente seu toque, invente sua receita e crie um novo nome para o seu Bauru. Ou faça tudo de forma tradicional. A diversão, na culinária, está em aguçar o palato e curtir os prazeres que a gastronomia pode oferecer.



Mande sua receita nos comentários para que a gente possa apreciá-la também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário